Para melhor visualização


gire seu dispositivo para


o modo retrato.


Gire seu dispositivo
Tour Virtual
Procedimentos
Home > Procedimentos > Preservação da Fertilidade VOLTAR
Preservação da Fertilidade

Preservação da Fertilidade Feminina

As técnicas de preservação da fertilidade na mulher podem ser propostas diante de diferentes cenários:

   • Pacientes que apresentam doenças clínicas importantes (Ex: câncer de mama, linfomas, leucemias) e que serão submetidas a tratamentos tóxicos para os ovários (quimioterapia, radioterapia, cirurgias);

   • Pacientes que já apresentam diminuição da reserva ovariana e serão submetidas a procedimento cirúrgico com risco de perda da função ovariana (Ex: cirurgias para retirada de endometriomas ou cistos ovarianos);

   • Preservação “social” da fertilidade: situação em que a paciente gostaria de preservar os óvulos para uso posterior, devido ao seu projeto de gestação mais tardia.

Os procedimentos de preservação a serem propostos dependem da situação específica em que a paciente se encontra e do seu projeto familiar. Podem ser indicadas uma ou mais das seguintes técnicas de preservação:

   • Supressão da atividade ovariana através de medicamentos conhecidos como análogos do GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas): tratamento utilizado no intuito de diminuir os efeitos tóxicos da quimioterapia aos ovários em pacientes que serão ou estão sendo submetidas a quimioterapia para tratamento de câncer.

   • Congelamento/Criopreservação de óvulos: técnica tipicamente empregada na preservação “social” da fertilidade. A paciente é submetida ao uso de medicamentos para estimulação dos ovários, com o objetivo de obter óvulos maduros para congelamento. O congelamento é feito pela técnica de vitrificação, uma forma de congelamento ultrarrápido. Tal técnica se desenvolveu a partir dos anos 90, e atualmente permite a preservação de células a temperaturas baixíssimas, afetando o mínimo possível a estrutura e a função dos óvulos. Os óvulos assim estocados podem ser utilizados posteriormente para tratamento de Fertilização In Vitro.

   • Criopreservação do tecido ovariano: habitualmente proposta no contexto de preservação da fertilidade por câncer em pacientes que ainda não menstruaram (pré-púberes) ou que possuem contra-indicação ao uso de medicamentos para estimulação ovariana (exemplo: câncer de mama com receptores hormonais positivos que ainda não foi tratado por cirurgia).  Realiza-se um procedimento cirúrgico (habitualmente videolaparoscopia) para a retirada de uma certa quantidade de tecido ovariano, o qual é preparado em pequenos fragmentos de cerca de 1 cm2, e congelado por técnica de vitrificação. Posteriormente, e estando liberada para a gravidez pelo oncologista, os fragmentos podem ser descongelados e reimplantados nos ovários da paciente. A literatura médica internacional possui um certo número de relatos de gestações naturais após uso da referida técnica, assim como gestações obtidas por Fertilização In Vitro após reimplante de fragmentos de tecido ovariano.

Preservação da Fertilidade Masculina

A preservação da fertilidade também se estende para os homens, quando diante de uma situação de saúde que exija o uso de medicamentos ou procedimentos que possam causar dano à fertilidade futura.

Tipicamente está indicada diante da necessidade de uso de quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer (a exemplo das leucemias, linfomas) ou diante de uma cirurgia com possível impacto sobre a fertilidade masculina (a exemplo da retirada de um ou ambos os testículos por tumor de testículo).

Dessa forma, pode ser indicada a coleta de uma ou mais amostras de sêmen, por masturbação, em laboratório especial e capacitado para análise e congelamento de amostras de sêmen.

Alternativamente, em meninos pré-púberes ou no caso de impossibilidade de coleta de sêmen por masturbação, pode-se realizar um procedimento cirúrgico de biópsia testicular para extração de espermatozoides dos testículos (TESE), os quais são congelados e preservados para uso futuro em Fertilização In Vitro.




54 3311.6599
54 3311.0423
54 99194.8922
54 99695.0324
Av. Sete de Setembro, 891
Bairro Nonoai - Passo Fundo / RS