Para melhor visualização


gire seu dispositivo para


o modo retrato.


Gire seu dispositivo
Tour Virtual
Procedimentos
Home > Procedimentos > Endoscopia Ginecológica VOLTAR
Endoscopia Ginecológica

A endoscopia ginecológica engloba um conjunto de técnicas minimamente invasivas que têm por objetivo avaliar e tratar alterações dos órgãos reprodutivos femininos (útero, tubas uterinas e ovários).

Os procedimentos em endoscopia ginecológica são representados pela histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, e pela videolaparoscopia.

Histeroscopia:

Trata-se da avaliação direta da cavidade uterina por meio de instrumentos ópticos que permitem a identificação precisa de alterações do ambiente intrauterino.
A histeroscopia diagnóstica é um procedimento ambulatorial, realizado sem necessidade de internação ou anestesia, com a utilização de solução fisiológica que preenche a cavidade uterina, permitindo a sua visualização.
Na presença de alterações uterinas, como por exemplo pólipos, miomas ou sinéquias (aderências entre as paredes uterinas), pode-se realizar o tratamento através de histeroscopia cirúrgica. Esta por sua vez é realizada sob anestesia, em ambiente hospitalar. Por ser um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, sem a necessidade de cortes/incisões, a dor pós-operatório costuma ser discreta e a recuperação pós-operatória rápida.

Videolaparoscopia:

A videolaparoscopia consiste na avaliação da cavidade abdominal para diagnóstico e tratamento de patologias ginecológicas, dentre as quais: tratamento de aderências, cauterização e retirada de focos de endometriose, tratamento de cistos ovarianos, tratamento de alterações tubárias, retirada de tubas uterinas doentes (exemplo: hidrossalpinges), verificação da permeabilidade das tubas, retirada de miomas.
Neste procedimento, geralmente utilizam-se 1 pequena incisão no umbigo e 2-3 pequenas incisões no baixo ventre, realizadas sob anestesia geral. Tais pequenas incisões permitem ao cirurgião realizar a vasta maioria das operações ginecológicas, propiciando as vantagens de menos dor e rápida recuperação no pós-operatório.

Ambas as técnicas são importantes aliadas dos procedimentos de Reprodução Assistida. As indicações de histeroscopia e videolaparoscopia devem ser discutidas em função de cada caso.




54 3311.6599
54 3311.0423
54 99194.8922
54 99695.0324
Av. Sete de Setembro, 891
Bairro Nonoai - Passo Fundo / RS