Para melhor visualização


gire seu dispositivo para


o modo retrato.


Gire seu dispositivo
Tour Virtual
Procedimentos
Home > Procedimentos > Congelamento de Embriões VOLTAR
Congelamento de Embriões

O número de embriões a ser transferido para o útero da paciente na etapa final da Fertilização “In Vitro” é limitado pela idade da paciente em questão. O objetivo do controle do número de embriões transferidos é evitar a gestação de gêmeos.

Fazem-se as seguintes determinações de acordo com a idade:

  • Mulheres até 35 anos: até 2 embriões;
  • Mulheres entre 36 e 39 anos: até 3 embriões;
  • Mulheres com 40 anos ou mais: até 4 embriões.

Os embriões viáveis e com potencial de desenvolvimento que não foram transferidos ao útero devem ser congelados (Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.121/2015).

O congelamento é feito em uma das seguintes situações: 1. Quando o tratamento produz um número de embriões maior do que o que pode ser transferido para o útero; ou 2. Quando por alguma razão (Ex: risco de síndrome de hiperestimulação ovariana, desenvolvimento inadequado do endométrio durante o tratamento, etc...) decide-se congelar todos os embriões.

Os embriões são congelados por processo de vitrificação e permanecem armazenados no laboratório sob nitrogênio líquido a temperaturas muito baixas (cerca de 196ºC), o que permite sua preservação por longos períodos. Os embriões assim estocados podem ser usados para tratamento em caso de necessidade, após a preparação do útero para recebê-los, em um processo chamado transferência de embriões descongelados (TEC).

Atualmente, ao se descongelarem embriões, as taxas de sobrevivência variam entre 90 e 100%. Esta variação se estabelece de acordo com o potencial biológico de cada embrião previamente ao congelamento, ou seja, depende da qualidade do embrião antes de ser congelado. É muito provável que aqueles embriões que não sobrevivem ao serem descongelados, não conseguiriam alcançar um desenvolvimento embrionário normal e não conseguiriam implantar de forma adequada no útero.

A taxa de gravidez por transferência de embriões congelados e descongelados é, nos dias de hoje e com o avanço técnico da vitrificação, a mesma taxa de gravidez de embriões frescos.




54 3311.6599
54 3311.0423
54 99194.8922
54 99695.0324
Av. Sete de Setembro, 891
Bairro Nonoai - Passo Fundo / RS