Para melhor visualização


gire seu dispositivo para


o modo retrato.


Gire seu dispositivo
Tour Virtual
Notícias
Home > Notícias > Outubro/1998: Primeiros bebês de proveta do Interior do Rio Grande do Sul VOLTAR
Outubro/1998: Primeiros bebês de proveta do Interior do Rio Grande do Sul

Os trigêmeos Bernardo, Mateus e Lucas ainda não têm um mês de vida, mas já revolucionaram a vida de um casal de Passo Fundo. Os meninos nasceram no dia 31 de outubro, por meio de uma cesariana, e são os primeiros bebês de proveta concebidos no interior do Rio Grande do Sul. A técnica de fertilização in vitro foi realizada na clínica Genesis pela equipe do ginecologista Alcides Tarasconi, 39 anos.

O nascimento dos bebês é o resultado da obstinação de Tarasconi. Atuando como ginecologista desde 1985, o médico dedica-se à área de reprodução humana (tratamento de infertilidade) há cinco anos. Iniciou com a realização de procedimentos simples. Depois, fez cursos de treinamento em Barcelona e Buenos Aires, adquiriu equipamentos e montou um laboratório em março deste ano.

A iniciativa do especialista vai ao encontro da semente lançada pelo ginecologista Álvaro Petracco, em Porto Alegre, pioneiro no Estado na técnica para reprodução humana. O procedimento é uma alternativa geralmente realizada com casais que não conseguem engravidar por apresentar problemas reprodutivos. Outra indicação é a esterilidade sem causa aparente. O método consiste na união entre óvulos e espermatozóides, em uma placa de cultivo especial, fora do organismo da mulher. A placa com óvulos e espermatozóides é colocada numa incubadora, onde a união dos mesmos formará os embriões, que permanecerão fora do organismo da mulher por um período de dois a cinco dias. Depois disso os embriões são colocados no útero da futura mãe, e a gravidez passa a se desenvolver da forma tradicional.

Além da clínica que mantém em Passo Fundo, Tarasconi é o médico responsável pelo Ambulatório de Infertilidade do Hospital São Vicente de Paulo, em funcionamento há dois meses. Como o tratamento de fertilidade é relativamente caro, 20% dos procedimentos realizados na cínica Genesis serão feitos gratuitamente em pacientes carentes atendidos no ambulatório.

Conforme Tarasconi, os casais que se submetem a tentativas de fertilização in vitro não devem desistir se a primeira tentativa for frustrada. O médico alerta que os resultados são individualizados: a média da taxa de gravidez é de 25% a 35% por tentativa, e um casal pode realizar várias tentativas.

A chegada de trigêmeos mudou a rotina do casal - os pais preferiam se manter no anonimato -, que se adapta à nova vida, organizando-se entre caixas de fraldas, mamadeiras, roupas, berços e outros utensílios em dose tripla. Preparados desde o início do tratamento para a possibilidade da gravidez plural, pai e mão nunca chegaram a discutir sobre o número de filhos que pretendiam ter.

- A idéia era ter os filhos que a sorte e Deus nos destinassem - afirmam.




54 3311.6599
54 3311.0423
54 99194.8922
54 99695.0324
Av. Sete de Setembro, 891
Bairro Nonoai - Passo Fundo / RS